Resumo da mensagem ministrada em 18/05/2008(extraído do site da Igreja Cristo Salva) - O QUE DEUS ESPERA DE MIM - Pr. Rod (Pastor da Igreja Cristo Salva e atleta do Judocas de Cristo)
AS OBRAS DE DEUS MANIFESTAM-SE EM MIM E ATRAVÉS DE MIM
E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus. Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego, e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo. (Jo 9:1-8) .
Quando Jesus disse que foi para que as obras de Deus nele se manifestem, estava falando que a ação da força do poder de Deus produz resultados no mundo natural, para que a grandeza, a Sua misericórdia e graça sejam sabidas e reconhecidas publicamente. Portanto devemos permanecer sempre sensíveis às oportunidades (problemas e dificuldades) para sermos usados como instrumentos, e através de nós muitos venham a conhecer o amor e a soberania divina.
AQUELES QUE ME CONHECERAM ANTES NÃO SABEM SE SOU EU MESMO .
Então os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto, quando mendigo, perguntavam: Não é este o mesmo que se sentava a mendigar? Uns diziam: É ele. E outros: Não é, mas se parece com ele. Ele dizia: Sou eu. Perguntaram-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Os judeus, porém, não acreditaram que ele tivesse sido cego e recebido a vista, enquanto não chamaram os pais do que fora curado, e lhes perguntaram: É este o vosso filho, que dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora? Responderam seus pais: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego; mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe abriu os olhos, nós não sabemos; perguntai a ele mesmo; tem idade; ele falará por si mesmo. (Jo 9:9-10 e 18-21) .
Quando conhecemos e temos um relacionamento com Jesus passamos a agir de um modo diferente porque nos movemos nEle e falamos do que experimentamos por causa dEle, e isso mostra para as pessoas que conviviam conosco antes, que houve uma grande mudança em nós, principalmente quando nosso testemunho de conversão permanece ardendo em nosso coração e o evangelho permanece produzindo efeito na nossa própria vida. É assim que conseguimos levar Jesus para outras pessoas.
UM PROCESSO VAI ACONTECENDO E JESUS VAI SENDO REVELADO EM MEU CORAÇÃO.
A revelação de quem é Jesus ocorre em um processo, ou seja, a abertura dos nossos olhos espirituais vai acontecendo gradativamente. Valorizamos o milagre e nem sabemos de onde vem o poder que o realizou: "Perguntaram-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Respondeu ele: O homem que se chama Jesus fez lodo, untou-me os olhos, e disse-me: Vai a Siloé e lava-te. Fui, pois, lavei-me, e fiquei vendo.E perguntaram-lhe: Onde está ele? Respondeu: Não sei". (Jo 9:11-12).
Pode ter acontecido com muitos de nós e pode acontecer com você também, ver somente as evidências de um poder que trouxe soluções e boas realizações para sua vida sem, no entanto, conhecer a Jesus, a fonte do poder de Deus.
Reconhecemos qualidades de Jesus pela reação dos outros quanto a nossa mudança.
"Por isso alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus; pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.Tornaram, pois, a perguntar ao cego: Que dizes tu a respeito dele, visto que te abriu os olhos? E ele respondeu: É profeta." (Jo 9:16-17)
Damos testemunho enfatizando o que fomos e o que somos agora.
"Então chamaram pela segunda vez o homem que fora cego, e lhe disseram: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador. Respondeu ele: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego, e agora vejo." (Jo 9:24-25).
Quando recebemos o favor de Deus recebemos também convicções e discernimento, mas mesmo quando ocorre uma mudança na nossa vida em que a nova realidade seja algo incontestável para qualquer um, ainda assim continuam a acontecer dúvidas quanto à origem divina do poder que agiu e deixou evidências no mundo natural. E mais convicção quando discernimos a impossibilidade humana no que recebemos.
"Sabemos que Deus falou a Moisés; mas quanto a este, não sabemos donde é. Respondeu-lhes o homem: Nisto, pois, está a maravilha: não sabeis donde ele é, e, entretanto, ele me abriu os olhos; sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer." (Jo 9:29_33) .
Há momentos da nossa vida que até reconhecemos Jesus como filho de Deus, nosso Salvador; falamos da Sua bondade e de Seu poder para fazer milagres, mas continuamos a tomar decisões na nossa vida como se ela ainda fosse exclusivamente nossa.
Mas... É somente quando cremos para dentro de nós mesmos
"Replicaram-lhe eles: Tu nasceste todo em pecados, e vens nos ensinar a nós? E expulsaram-no. Soube Jesus que o haviam expulsado; e achando-o perguntou-lhe: Crês tu no Filho do homem? Respondeu ele: Quem é, senhor, para que nele creia? Disse-lhe Jesus: Já o viste, e é ele quem fala contigo. Disse o homem: Creio, Senhor! E o adorou." (Jo 9:34-38).
Quando somos confrontados com a revelação da verdade, com Jesus, temos a oportunidade de crer e confessar, e de nos render completamente. Então nossos olhos espirituais são abertos e reconhecemos a Jesus como SENHOR de tudo que somos e tudo quanto fazemos. Vendo as obras de Deus reconheço e rendo-me a Jesus; e sou livre da cegueira espiritual .
"Prosseguiu então Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos. Alguns fariseus que ali estavam com ele, ouvindo isso, perguntaram-lhe: Porventura somos nós também cegos? Respondeu-lhes Jesus: Se fosseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Nós vemos, permanece o vosso pecado." (Jo 9:39-41)
Nenhum comentário:
Postar um comentário